Com as empresas a fazerem “malabarismos” com uma lista crescente de prioridades e preocupações face ao COVID-19, a importância de reforçar a marca empregadora pode passar despercebida. A curto prazo, existem prioridades mais urgentes, o que significa que os processos de recrutamento em grande escala podem ficar suspensos.
Porém, é importante também reconhecermos que, eventualmente, o mundo voltará aos poucos à normalidade. Quando isso acontecer, as empresas que dedicaram tempo e atenção para protegerem e aperfeiçoarem a sua marca empregadora, estarão numa posição melhor para começar a trabalhar imediatamente, com o apoio da equipa já existente e com impacto nos talentos disponíveis.
É fácil destacar os valores da empresa e EVPs quando a vida está a correr bem. Mas quando há dificuldades, a responsabilidade irá recair sobre as marcas para manterem os seus valores e apoiarem as suas equipas. Aqueles que não o fizerem, sofrerão um grande golpe na sua reputação, o que provavelmente terá repercussões por muito tempo depois da crise terminar.
Então, o que é que as organizações devem fazer para gerir, proteger e destacar a sua marca empregadora durante as circunstâncias difíceis? Que exemplos de boas e más práticas devemos observar?
Formas de apoiar a sua marca empregadora
1- Mantenha as suas equipas regularmente informadas sobre as atualizações da empresa.
No momento, há muita ansiedade e desinformação em torno da pandemia e o que isto significa para as empresas e para os funcionários. Agora, mais do que nunca, as empresas precisam de ser diretas com os seus colaboradores e comunicar de forma clara o seu plano de ação para enfrentar esta ameaça invisível.
Isso pode envolver a realização de reuniões regulares (potencialmente através de videoconferência) para consciencializar as pessoas sobre a posição da empresa neste cenário em constante mudança. Também pode atualizá-los sobre as novas políticas da empresa e orientações relacionadas com a COVID-19 num espaço online dedicado, em que os seus funcionários podem aceder livremente.
Partilhe mensagens positivas e boas notícias onde puder para melhorar o moral e distrair as pessoas da negatividade de toda esta situação. Quando as más notícias não podem ser evitadas, como despedimentos ou encerramentos, fale com essas pessoas de forma direta e sincera. Evitar este tipo de conversas só o vai prejudicar a longo prazo e, potencialmente, prejudicar a opinião das pessoas sobre como funciona a sua marca. Lembre-se de que um terço dos funcionários pensa em deixar uma empresa por sentir falta de comunicação. Em situações como esta, a importância de uma comunicação clara não pode ser ignorada.
2- Destaque os valores da sua marca em ação
Crie e partilhe conteúdo que enfatize os valores da sua marca e mostre que tem uma organização que consegue dar a volta por cima.
Conforme observado anteriormente, é durante estes tempos difíceis que a verdadeira natureza de uma empresa vem à tona.
Pode parecer difícil de imaginar agora, mas esta crise eventualmente chegará ao fim. É por isso que é a altura ideal para destacar como está a atender aos valores de sua empresa numa altura tão conturbada. Promova as estratégias que estão a ser adotadas para cuidar do bem-estar dos seus funcionários neste período e os procedimentos que implementou para incorporar o trabalho remoto. Comunicar isso através dos seus canais internos e externos pode ter um impacto positivo a longo prazo na sua reputação.
3- Capacite os seus funcionários nas redes sociais
Aproveite para mostrar nas redes sociais a capacidade que os seus colaboradores têm ou tiveram para lidar com esta situação de crise. Pode ser tão simples quanto partilhar algumas das histórias sobre a vida deles em teletrabalho e como se adaptaram a trabalhar com os seus filhos ou animais de estimação a circularem pelos corredores.
Ofereça aos seus funcionários a capacidade de criar e partilhar esse conteúdo (com fluxos de trabalho de aprovação estabelecidos para garantir que tudo atende aos valores da marca). Isso não só aumentará a sua motivação, como mostrará que a empresa permanece unida mesmo nos momentos mais difíceis.
- Adapte o seu processo de recrutamento
Uma triste realidade que a crise da COVID-19 trouxe foi o aumento do desemprego. No entanto, para empresas que ainda estão a recrutar, é a altura ideal para ajustar a forma como a sua empresa o faz neste ambiente único.
Considere formas de normalizar este processo para os entrevistados que podem ter ficado perturbados com toda esta situação. Aceite a possibilidade de entrevistas por vídeo ou telefone e, caso sejam escolhidos, faça uma vídeochamada em grupo com membros da sua equipa para receber os novos colaboradores. Além disso, direcione-os para a documentação da sua empresa e as diretrizes da marca, para que eles possam familiarizar-se completamente com os seus valores.
Ao se adaptar a estas novas circunstâncias e ainda cuidar dos novos talentos, isso vai ajudar a estabelecer uma relação mais fortalecida entre ambos. Deste modo, vão reconhecer que a empresa se esforçou para recebe-los da melhor forma num momento difícil e vão apreciar essa atitude no futuro.
- Ouça as preocupações dos seus funcionários e trate-os da melhor maneira possível
Por fim, preste muita atenção às preocupações e desafios dos seus funcionários neste momento. É uma situação difícil para todos ter que lidar com as notícias a mudarem a cada dia.
As empresas que demonstram lealdade e compaixão para com as pessoas que estão atrás da sua marca, irão melhorar a sua reputação não só perante os seus colaboradores como, consequentemente, perante os potenciais candidatos e clientes preocupados com a forma de como as empresas estão a tratar os seus funcionários atualmente.