Image default
Artigos Employer branding Estratégias

Fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho

O indivíduo é dotado de capacidades que lhe permitem desenvolver competências essenciais em contexto profissional, mas para que possam emergir é necessário estimulá-las. Embora a temática da qualidade de vida no trabalho seja nova para muitos, o seu impacto no mundo atual não pode ser esquecido.

Qualidade de vida no trabalho não está apenas vinculada a colaboradores mais felizes, mas também a melhores resultados de negócios. Quando a qualidade de vida no trabalho é estável, a produtividade tende a aumentar. O mesmo ocorre com o nível de retenção de colaboradores. Em suma, se beneficiar os seus colaboradores e os seus familiares, a sua organização também irá sair beneficiada.

Aqui estão alguns fatores que contribuem para melhorar a qualidade no trabalho.

 

6 maneiras de obter uma excelente qualidade de vida no trabalho

 

  1. Satisfação no Trabalho

O termo “satisfação no trabalho” refere-se ao grau de satisfação de um funcionário com a sua organização. Fatores como ambiente de trabalho, pessoas no trabalho, segurança no emprego e responsabilidades profissionais têm um grande impacto nos níveis de insatisfação profissional de um indivíduo.

Com uma melhor satisfação no trabalho, vem uma melhor qualidade de vida. Um funcionário satisfeito com a sua posição na empresa tem uma maior probabilidade de realizar um bom trabalho. Consequentemente, a insatisfação com o trabalho diminuir o engajamento dos colaboradores e também faz aumentar as taxas de rotatividade.

 

  1. Stress no local de trabalho

O stress é um assassino silencioso. Isto é especialmente verdadeiro para a maioria dos indivíduos que trabalham. Com a pressão adicional para gerir a sua vida profissional, os colaboradores sentem níveis extremos de stress. Não só afeta a sua saúde física, mas também afeta o seu bem-estar emocional.

De acordo com stress.org, a ansiedade no local de trabalho é resultado dos seguintes fatores:

  • A carga de trabalho contribui para o principal motivo de stress em quase 46%
  • Problemas entre pessoas vem em segundo lugar com 28%
  • Equilíbrio entre o trabalho e vida pessoal ( 20% )
  • Falta de segurança no emprego ( 6% )

A boa notícia é que o stress pode ser gerido com eficácia com empenho adequado da organização o esforço pessoal do colaborador.

3- Reembolso Financeiro

O objetivo por trás de qualquer trabalho é obter um salário substancial em troca. Recompensas, pagamentos e benefícios aumentam a qualidade de vida organizacional.

Com uma melhor remuneração, os colaboradores ficam mais envolvidos no trabalho. A menos que a empresa forneça uma motivação extrínseca (que supere o ganho financeiro).

Depois de obter um bom salário, os funcionários têm maior probabilidade de encontrar satisfação no trabalho e também se sentem mais motivados para atingir os objetivos da empresa.

 

  1. Equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal

Horários de trabalho rígidos são um grande não para as atuais gerações Y e Z. O trabalhador moderno deseja equilibrar a sua vida profissional com a sua vida pessoal. Isso significa trabalho mais remoto e horários de trabalho mais flexíveis.

Alcançar um equilíbrio satisfatório entre a vida profissional e pessoal é um fator significativo na qualidade de vida profissional. Dividir tempo, energia e recursos em dois aspetos diferentes da sua vida é um desafio. Somando a esse desafio estão obstáculos como as longas horas de deslocamento, compromissos familiares ou mais horas de trabalho.

Para melhorar a qualidade de vida profissional na sua organização, não pode ignorar a importância de introduzir um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, nem todo gente procura o mesmo tipo de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. É por isso que é vital que estabeleça uma boa comunicação com todos os que trabalham para si.

Aqui estão algumas opções que ajudarão os seus colaboradores a equilibrar a sua vida pessoal e profissional:

  • Horário de trabalho flexível: Não significa sair às 6 em ponto. Isso significa que os colaboradores são livres para trabalhar nos horários em que se sentirem mais confortáveis e produtivos.
  • Trabalho em casa: uma vez por semana ou uma vez por mês, a iniciativa do trabalho em casa fará maravilhas para motivar e aumentar a produtividade.
  • Teletrabalho: é um sistema que a um funcionário trabalhar fora do ambiente de trabalho tradicional. Ou seja, trabalhar de um local externo. Essa forma de trabalho está a crescer e a despertar muito interesse nos últimos tempos, principalmente depois da pandemia ter surgido.
  • Tempo parcial: esta forma de trabalho exige que o colaborador trabalhe em turnos.

 

5- Condições de Trabalho / Ambiente de Trabalho

As empresas precisam de entender o valor de um ambiente de trabalho agradável para aumentar a eficácia organizacional. O ambiente de trabalho afeta a vida do trabalhador, o seu humor, desempenho e motivação.

Uma boa iluminação faz uma diferença drástica no desempenho e na atitude dos funcionários. A exposição à luz natural ajuda a melhorar a energia, humor, foco e produtividade.

Faça um também esforço para proporcionar condições de trabalho relaxantes, fornecendo cadeiras confortáveis, plantas de interior, salas de descanso e lanches de escritório. Faça do local de trabalho um lugar agradável e divertido para se estar.

Por fim, trate o seu funcionário com justiça e respeito. Qualquer colaborador merece sentir que é fundamental para empresa, independentemente da sua raça, sexo, sexualidade ou função no trabalho.

 

 

Related posts

Assédio no local de trabalho: Saiba o que é e como denunciar

admin

Como reter talentos millennials

admin

Qual o perfil ideal para trabalhar no retalho atualmente?

admin